Encontros

Primeiro Encontro AnualDia 2 de Dezembro rolou o Primeiro Encontro do #SerMulherEmTech

Mais de 50 pessoas foram prestigiar o Primeiro Encontro “#Ser Mulher em Tech – Vamos inspirar e encantar?”, que ocorreu na última sexta-feira, dia 2 de Dezembro. Entre as meninas presentes, 14 eram da Escola Crescer Sempre, da comunidade de Paraisópolis. Também fomos prestigiados por jovens aprendizes do projeto da HP e filhas de funcionários da SAP também estavam lá.

O projeto #SerMulherEmTech – vamos inspirar e encantar? objetiva maravilhar e instigar meninas em relação às características da carreira em tecnologia, através de histórias encantadoras de mulheres brasileiras que optaram em seguir sua vida profissional nessa área e que, por meio dela, conquistaram um mundo de oportunidades.

O encontro tinha como foco meninas entre 14 e 18 anos e contou com um painel composto pelas profissonais Heloisa Tricate, Claudia Braga e Kátia Pessanha que compartilharam um pouco sobre os desafios e os encantos de ser uma mulher na área de tecnologia.

Heloisa está na SAP há 18 anos e sua carreira em tecnologia já soma 44 anos. “Na década de 60 eu decidi ir para a tecnologia. Muita gente estranhava, falavam que eu devia fazer um curso ‘espera-marido’, já que eu estaria roubando a vaga de um homem”, conta. Na faculdade onde estudou, não tinha nenhuma professora mulher e ela era a única mulher da classe. Contou que não se arrependeu de ter estudado engenharia mecânica e que a faculdade foi uma verdadeira “escola de vida”.

Já Claudia, executiva da HPE, é formada em Análise de Sistemas na PUC Campinas e escolheu ir para tecnologia por conta de um teste vocacional do colégio, que mostrou que ela seria boa na área de exatas. “Tiveram algumas apresentações sobre carreira e uma das pessoas falou que informática era a profissão do futuro”, conta. Com a escolha da carreira, Claudia conseguiu alcançar o sonho de ser independente e fazer as coisas que queria: “viajei por muitos lugares, casei, morei no México, mudei para Portugal, fiz projetos pelo mundo. Se eu voltasse na vida, faria tudo igual”.

Katia Pessanha, Senior Corporate Coach da CBS Partners, conta que veio de uma família pobre e que começou a trabalhar como secretária aos 17 anos. Seu sonho de menina era ser jornalista, mas acabou indo para a área de tecnologia. Ela deu um conselho de vida para as meninas: “prepare o futuro de vocês tão logo que estiverem trabalhando, preparem a aposentadoria. A quantidade de mulheres aposentadas empobrecidas é muito grande”, conta.

O encontro também teve dinâmicas divertidas e debates com o público. Para encerrar o evento, Paula Jacomo, responsável pela área de RH da América Latina na SAP, conversou com as meninas sobre contratação de mulheres. Marcelo Carvalho, diretor de Recursos Humanos da SAP Brasil, falou sobre os programas de estágios, TDI e outras oportunidades que a empresa oferece para os jovens. Por fim, Luciana Coen encerrou o evento contando um pouco sobre sua carreira, maternidade e a área de Responsabilidade Social da SAP.