Uma família árabe e conservadora e a vontade enorme de conquistar o mundo! – Manzar Feres, vice-presidente Comercial da Serasa Experian

Cresci em uma família árabe e conservadora. Meu pai não teve nenhum filho, sou a filha mais velha e, por isso, fui escolhida para sucedê-lo nos negócios da família. Eles agregaram à minha educação diferentes formas de me preparar para o futuro e, desde muito nova, eu participava das reuniões de Conselho das empresas e tinha até influência em algumas decisões.

 

Pude escolher a faculdade e o que eu queria estudar, mas não esperavam que eu procurasse um emprego após a graduação, afinal, sempre ouvia que “pessoas fracas procuram empregos e pessoas fortes tinham empresas”.

 

Estudei Engenharia Elétrica na Universidade do Estado do Rio de Janeiro e fiz uma pós graduação em Sistemas e Computação. Não foi difícil escolher a minha formação. Sempre senti que a área da tecnologia estava no meu DNA! Matemática e física faziam (e fazem) sentido pra mim. Eu olhava o mundo ao meu redor e tudo se encaixava.

 

Quando pequena, amava as brincadeiras que tivessem alguma lógica. Gostava de entender o todo, como um quebra-cabeça quando as peças vão se juntando e aí tudo aquilo combina. Não gostava de estudar, mas tirava 10 em todas as minhas provas de matemática. É que durante as aulas, qualquer coisa que tivesse coerência era muito simples pra mim. Aos 17 anos tudo que eu queria era construir coisas e resolver problemas.

 

A tecnologia é desafiadora! Está sempre em mudança e essa também é uma característica alinhada ao meu perfil. Sou motivada por assuntos que se transformam e que mudam em grande velocidade. Para mulheres, esses desafios são ainda maiores. Ainda existe uma diferença de aceitação muito grande entre gêneros na carreira de tecnologia, mas a mulher tem que conquistar o seu espaço!

 

Certa vez tive que ouvir que só consegui uma promoção no trabalho porque teria “bons relacionamentos” e, se eu pudesse voltar no tempo, daria um conselho a mim mesma: a autoestima profissional precisa ser cuidada diariamente. Muitas pessoas ao nosso redor vão tentar nos minimizar, mas isso não pode abalar a confiança da nossa própria capacidade profissional. Somos a maior protagonista da nossa vida.

 

Tudo o que conquistei na minha carreira valeram o esforço e a superação. As minhas batalhas me trouxeram até aqui. Eu sou vice-presidente comercial da Serasa Experian desde janeiro de 2015, mas passei por grandes empresas, como IBM e PwC. Hoje, estou pronta para lidar com as novas gerações que já nasceram encarando tecnologia como um meio. Hoje, estou pronta para enfrentar qualquer coisa porque eu sei do meu potencial e eu acredito em mim mesma.

Mais sobre Manzar: https://bit.ly/2D1OvCH