Criatividade e inovação são a chave para a vitória!” Conheça Renata Alves, a mulher que se destacou no mercado de comércio automobilístico

Entrei na faculdade com 25 anos e sempre aprendi tudo com muita facilidade e me sinto muito sortuda por ser autodidata. Os livros sempre foram meus maiores aliados diante de qualquer desafio pois neles encontrei sempre uma alternativa para aquisição de conhecimento, além dos insights necessários para resolução de qualquer tipo de problema. Apesar disso, tive bastante dificuldade para me formar, pois conciliar as demandas de uma família humilde ao extremo com o sonho de me tornar uma profissional referência na minha área de atuação era no mínimo incompreensível. Resolvi então cursar administração, porque sentia que teria uma formação mais completa, que me deixaria pronta para encarar diferentes desafios em qualquer área. Nesse momento, ainda não sabia que seguiria para a área da tecnologia…

 

O que me fez, de fato, me envolver nessa área foi a necessidade de propor e realizar mudanças que eu sentia necessidade diariamente, na rotina de trabalho, para otimizar os processos e ganhar mais eficiência. Percebia que as pessoas ao meu redor não se sentiam confortáveis em se envolverem nesses projetos e por isso eu consegui ocupar um espaço importante. As empresas que trabalhei eram totalmente carentes de soluções tecnológicas e eu não podia aceitar isso! Descobri meu talento criativo, me envolvi em projetos de automação e consegui melhorar o trabalho das pessoas, logo, a performance das empresas. A área de TI foi como um imã na minha carreira, mesmo que entrasse no financeiro, por exemplo, acabava me envolvendo com ela.

 

Um pouco mais determinada, sabendo quais caminhos eu queria seguir, ainda enfrentei alguns desafios. Apesar de me dedicar inteiramente ao trabalho, entregando resultados e me atualizando sempre, não me sentia suficientemente reconhecida e sempre me questionava os porquês. Entendi o jogo de poder que existia nas empresas e me reafirmei como mulher capaz e corajosa. Eu fiz acontecer! Criei uma revista reunindo os principais projetos do ano, me coloquei na primeira página e entreguei à direção. Foi mais que um portfolio, foi um instrumento de resistência, gritando ao mundo que existo e mereço ser protagonista da minha própria história. Então, depois de 20 anos construindo essa trajetória na tecnologia, atuando em concessionárias de veículos, finalmente fui reconhecida. Criei um Lab dentro de uma concessionária Mercedes Benz, que implantando uma cultura de inovação nesse ambiente, usando abordagens de design thinking, de serviço e de informação. Consegui implementar soluções de business intelligence para CRM e terminais de autoatendimento, que foram replicados em toda a rede.

 

Esta experiência consolidaram meus conhecimentos no emprego de técnicas de design para resolver problemas e dinamizaram todos os meus projetos de vida como : me tornar escritora nos temas de Design e inovação e fundar minha própria agência especializada em design de serviços e criação negócios inovadores , que tem como parceiros empresas como Oracle e IBM, cujo principal objetivo é propagar a inovação e criatividade para diferentes segmentos empresariais . Meu primeiro livro, “Inovadores, criativos e Vencedores”, será lançado em maio, em coautoria com outros especialistas. Tem sido muito gratificante para mim poder compartilhar o que descobri sobre a importância da criatividade na vida e nos negócios. E, como mulher, entendo que estamos em um processo dinâmico e maduro de afirmação de uns anos para cá e que com dedicação vamos conseguir superar as barreiras do machismo. Mulher, use a cabeça e faça acontecer. O céu é o limite!

Clique aqui e leia mais sobre Renata Alves.