Equilíbrio, resiliência e inspiração são os três mandamentos para a carreira em tecnologia. Conheça Monica Tokuhara, Diretora de Soluções da CA Technologies.

Se eu pudesse dar um conselho para mim mesma, seria para valorizar todos os aspectos da minha vida, não apenas minha carreira. Um lado positivo de estar envolvida com a tecnologia é que posso aproveitar oportunidades de me desenvolver em diversas áreas e, nesse mundo dinâmico que a tecnologia nos envolve, precisamos manter a cabeça sempre presente para não nos perder em meio a tantas possibilidades.

Sou formada em tecnologia de processamento de dados e sei que posso atuar desde a definição de produtos e desenvolvimento de software, até a inclusão de novas arquiteturas. Só assim para nos manter líderes nesse mercado competitivo. Por vezes, não há tempo suficiente para acompanhar as atualizações do mundo tecnológico. O que não é uma coisa negativa! Mas exige de nós que busquemos um equilíbrio entre o trabalho, o aprendizado e a nossa vida pessoal.

Pessoalmente, não tive entraves para trabalhar em TI. Sempre tive a sorte de encontrar profissionais que me apoiaram e me ajudaram a trilhar meu caminho. Apesar disso, sei que existe sim um desconforto em ser mulher nessa área, porque precisamos nos provar capazes constantemente e quase sempre redobrar nossos esforços para nos igualarmos aos “meninos”. Durante a graduação, eu tinha um foco claro, que era ingressar no mercado de trabalho. Por isso, acredito que o comprometimento fez com que as portas se abrissem para mim.

Eu, Monica, nunca passei por uma situação constrangedora porque sempre encarei o respeito como fator essencial. Acredito que nosso comportamento define os limites que não se pode ultrapassar. Mas tão essencial quanto o respeito, a resiliência se mostra como uma característica indispensável para uma mulher em tecnologia.

Hoje em dia, vejo que o mercado está mudando a percepção equivocada de que as mulheres não têm condições de assumir cargos de liderança. Vejo o empoderamento feminino se consolidar e, com a mudança do mindset da sociedade, acredito muito que as mulheres tenham muita pista para provar seu valor, e que eu ainda tenho muito a aprender!

No início da minha carreira, eu acreditava que poderia trabalhar apenas em desenvolvimento de sistemas. Mas os caminhos que segui e as pessoas do bem que encontrei, permitiram que eu tivesse a oportunidade de aprimorar outras habilidades. Considero muito especial o apoio e reconhecimento de todos os profissionais que tive a oportunidade e honra de trabalhar.

Hoje, contando a minha história, quero oferecer o meu suporte para que outras meninas tenham a mesma oportunidade que eu. Confiem em si mesmas e dediquem momentos de reflexão às falhas, para aprenderem as lições que elas têm para nos ensinar.

Para mim, equilíbrio, resiliência e inspiração são os três mandamentos para a carreira em tecnologia. Sigam com isso em mente e tenho certeza que nos veremos em breve no mercado de trabalho!