Saias: usar ou não usar? Entrevista com Analy de Magalhães CIO da Lactalis.

Olá!

Hoje nossa entrevistada tem algumas situações em sua trajetória profissional muito peculiares (para não dizer engraçadas).

Vocês acreditam que, só depois de 20 anos de carreira na área de tecnologia da informação, ela passou a usar vestido ou saia no trabalho? Qual a razão?

Simplesmente porque ela era da área de redes, sempre trabalhando com homens que apostavam entre eles o dia que ela viria ao trabalho de saia e teria que dar manutenção em cabeamento de redes arrastando-se pelo chão…

Este contexto faz parte da história de Analy Magalhães, CIO da empresa Lactalis. Vamos ver um pouco mais o que a Analy nos conta.

Analy, qual é sua Formação Acadêmica?

Fiz graduação em Ciências da Computação e Pós Graduada em Gestão de Telecom, Gestão de Projetos e MBA em Gestão de Negócios.

Porque escolheu uma carreira na área técnica? Teve influência da família?

Totalmente influenciada pelo meu pai que gostaria de ter tido filho homem, me vestia com uniforme do Palmeiras, me ensinou a atirar com arma de fogo, trocar pneus de carro e por final a programar e gostar de tecnologia e inovação.

O que a fez se interessar pela área de tecnologia?

Vivência do novo, diferente.

Na sua visão, qual é o lado positivo de ter carreira em tecnologia?

Novidade, construção, transformação. Quando você acha que sabe algo, tudo muda. Nunca tem rotina nem repetição. A inovação e o risco mantem a chama. Poder simplificar e automatizar um processo do usuário, tornar a vida dele mais simples, liberando-o para serviços mais nobres faz os olhos brilhares. A maior recompensa é ouvir o relato singelo do seu cliente interno de como você mudou a vida dele para melhor. Ainda minimizando os riscos e aumentando a produtividade. Maior empregabilidade em comparação a outras áreas.

Diga uma palavra que define a carreira em tecnologia.

Vou ter que dizer três que vem sendo minhas palavras nos últimos tempos: INTENSA, DENSA e TENSA.

Na sua visão, qual é o lado negativo ter carreira em tecnologia?

Requer reciclagem constante. Parar de estudar e aprender são proibitivos nesta profissão. A obsolescência acontece muito rapidamente pela mudança de tecnologias.

Sou uma apaixonada pela área então ainda o que é ruim pode ser muito bom…

Como é a carreira em tecnologia para mulheres?

Eu nunca tive grandes problemas ao longo da carreira. No inicio talvez um pouco mais porque era técnica e de infraestrutura onde é uma área especialmente masculina. Quando fui provedora de serviço e chegava aos clientes para resolver os problemas deles e me perguntavam se eu tinha vindo sozinha porque ninguém sendo mulher, baixinha, aos 20 anos parece conseguir resolver um problema complexo. Mas ai você resolve o primeiro problema e vem à confiança e o relacionamento. A partir deste momento a questão do gênero rapidamente desaparece.

Mas até este ponto às vezes pode cansar porque é um constante mostrar a que veio.

O que diria para meninas em relação a seguir carreira em tecnologia?

Meninas sigam este caminho. Quando tem amor tudo pode ser muito bom. O mundo de tecnologia precisa de vocês. A diversidade de opiniões faz o mundo melhor e mais completo. A tecnologia precisa ser vista pela ótica feminina.

Algum fato curioso de sua carreira que gostaria de compartilhar?

Vim usar saia agora depois de 20 anos de TI Acho que levei isso pra vida toda e somente agora desapeguei e me libertei.

O que há e/ou houve em sua trajetória que considera especial e que gostaria de compartilhar com as meninas pra encantá-las?

Ter líderes inspiracionais. Trabalhar com gente especial motiva e transforma a trajetória. Escutar encurta os caminhos, sempre.

Mais algum comentário?

Estou a disposição para dicas para essa garotada. Boa sorte meninas!!! J

Segue meu perfil no Linkedin – https://www.linkedin.com/in/analy-magalhaes-8b82a4