Celebrando o Dia Internacinal da Mulher

Esta semana celebra-se o Dia Internacional da Mulher e para comemorar reinicio a publicação de artigos no blog após uma pausa desde Dezembro de 2016.

No próximo artigo já estaremos de volta entrevistando uma profissional especial com trajetória estimulante em tecnologia. Também compartilharei um fato muito curioso que aconteceu em Dezembro alegrando meu coração.

Hoje, porém, quero falar sobre Mulheres em Tecnologia. Ou melhor, a falta de delas.

Recentemente conheci a iniciativa {reprograma}, que dedica-se a “reprogramar” a forma como mulheres se percebem como contribuidoras no setor de tecnologia. Seu objetivo é inspirar, empoderar e educar mulheres, por meio de conhecimentos de computação e ferramentas de capacitação profissional.

{reprograma} oferece em sua formação não só noções de programação mas também empreendedorismo e dá a oportunidade de mentoria às mulheres envolvidas no programa.

Fico muito impressionada com o número de iniciativas voltadas a fomentar mulheres no setor de tecnologia. Existe uma longa lista e de qualidade de projetos disponíveis.

Mas a pergunta que tenho feito é: “será que estamos conseguindo gerar resultados? E será que os resultados obtidos são significativos e fazem a diferença?”

Não saberia responder neste momento.

O que posso assegurar é que nosso projeto #SerMulherEmTech – vamos encantar e inspirar? estará mais atuante em 2017 após um inicio despretensioso há oito meses. Teremos alguns programas – que ainda serão comunicados – além de continuar a publicar artigos sobre carreiras de mulheres na área de tecnologia.

Seguiremos com o objetivo de maravilhar meninas em relação às características da carreira em tecnologia e instigar seu interesse, através de histórias de mulheres que optaram em seguir sua vida profissional em tecnologia e que se sentem muito realizadas com o caminho que escolheram.

Queremos ampliar ainda mais a oportunidade de meninas conhecerem mulheres com uma trajetória fantástica que lhe sirvam de inspiração.

Relembrando que o tom do projeto não é necessariamente o de igualdade de gêneros na área de tecnologia, e sim um tom de esperança e direção a jovens mulheres.

A carreira na área de tecnologia pode ser a chave de realização de muitas aspirações.

Inspire-se! Realize seus sonhos! Faça isto agora! E receba meus votos de um Feliz Dia da Mulher!