E o final do ano chegou! Muita tecnologia pra vocês em 2017! Entrevista com Cyntia De Lábio

Estamos há poucos dias do Natal de 2016 e estou aqui escrevendo este post em um Domingo chuvoso em São Paulo com o tempo abafado. Amo esta época do ano pois tenho lembranças maravilhosas do Natal da minha infância na cidade de Porto Alegre.

No último final de semana fiz uma rápida viagem à Porto Alegre. E algo maravilhoso aconteceu.

Quando criança, plantei um pinheiro no jardim da casa de minha vó. Este pinheiro cresceu e tornou-se uma árvore maravilhosa, que muita alegria me trazia ao vê-la cheia de luzinhas de Natal. Um dia, porém, ao retornar à Porto Alegre, descobri que meu lindo pinheiro havia sido cortado, pois seus galhos estavam prejudicando a casa. Que tristeza senti naquele momento.

E todo o ano, desde então, sentia uma tristeza profunda ao ver a casa de minha vó sem meu pinheirinho. Pois bem… neste último final fui surpreendida vendo um pinheirinho plantado no mesmo lugar do meu pinheiro! Que felicidade. Para mim um milagre de Natal!

E é com esta alegria que escrevo o último post deste ano. Aproveito para desejar a todas um Feliz Natal e que 2017 seja com saúde e repleto de momentos felizes.

Jogo tênis com Cyntia De Lábio há alguns meses. Entre um jogo e outro, em um bate-papo, acabei descobrindo que Cyntia é consultora na área de tecnologia da informação e, por isso, goza de muita flexibilidade de horários e agenda que a permite estar próxima de seus filhos no seu dia-a-dia.

Consultoria é a atividade profissional de diagnóstico e formulação de soluções acerca de um assunto ou especialidade. O profissional desta área é chamado de Consultor.

Eu sou uma “Nerd” ou “Geek” que fala de moda, tatuada, mãe dedicada, que curte rock e mergulhadora. Carreira em tecnologia não é apenas números e cálculos em uma sala fechada, é também pessoas e muita vida.

Nada te impede: tecnologia te leva para os seus sonhos.”

Comentário da Cyntia… legal né?! Querem conhecê-la um pouco mais? Vamos a sua entrevista então. Mas atenção! Mesmo se não compreenderem muito bem o que é “ABAP” ou “Business Intelligence” eu lhes asseguro que conseguirão entender a mensagem da minha colega de tênis!

  • Qual é a sua formação acadêmica?

 

Sou formada em Ciências da Computação pela UNESP (Universidade do Estadual de São Paulo). Fiz pós-graduação em Gestão Estratégica na UCSD (Califórnia-EUA) em 2001. Concluí meu MBA em Gestão de TI pela FIA em 2008.

  • Relate, em poucas palavras, a sua experiência profissional.

 

Ainda na faculdade comecei a fazer estágio em desenvolvimento de software em Visual Basic na TELESP, faz tempo hein?! O que me ajudou muito à encontrar meu primeiro emprego em 1997. Depois de 2 anos entrei para o mundo SAP como programadora ABAP e logo me tornei Coordenadora técnica em projetos e fábrica de desenvolvimento. Logo depois, eu comecei a trabalhar como consultora SAP-BW, o que mostrou minha paixão por inteligência da informação. Desde então trabalhei também como Gerente de Projeto e Gerente de BI (Business Intelligence) em várias industrias.

 

  • Ainda tem desafios trabalhando na área de tecnologia?

 

 

Trabalhar em tecnologia faz você precisar se atualizar (estudar) o tempo todo. Ainda é um ambiente onde a maioria dos profissionais são homens e as vezes machista, mas isso tem mudado. Neste cenário, sinto que nós mulheres sempre precisamos estar à frente em conhecimento e comprometimento.

 

  • Como vê a carreira na área de tecnologia?

 

Eu vejo como uma carreira de possibilidades e de resultados. O seu conhecimento técnico é sua pedra fundamental, mas vários outros ativos precisam ser desenvolvidos como inteligência emocional e relacionamento interpessoal.

 

  • Na sua visão, qual é o lado positivo de ter carreira em tecnologia?

 

A tecnologia me proporcionou segurança financeira, conhecer muitos negócios e pessoas e ainda morar em outros países. A aptidão por inovação te ajuda em outras áreas o que facilita a sua vida.

 

  • Como se concilia o papel de mãe e papel de profissional?

 

Com muita paciência e nenhuma culpa. Sua felicidade é baseada em vários alicerces. Pese cada um deles, organize-os, não se culpe e toque em frente.

 

  • O que diria para meninas em relação a seguir carreira em tecnologia?

 

Eu diria: Se você se interessa por exatas, venha sem medo!! Você vai amar. É uma profissão que proporciona bons desafios, é versátil, dá independência financeira logo no primeiro emprego. Tecnologia faz a gente estar conectada com inovação e com melhorias para a vida. Faz você enxergar além e ver possibilidades de ganho para você e para o bem comum.